SEJA BEM VINDO AO SITE DA ESCOLA MARISSANTA PASSARINHO! JESUS TE AMA! ACREDITE.

NOVEMBRO

 

  ESCOLA MARISSANTA REALIZA CULMINÂNCIA INTERNA

"SUPREENDENTE CHÁ LITERÁRIO"

Nesta ultima sexta feira, 30/12/2012 a Escola Marissanta Passarinho realizou mais uma ação do Projeto Temátic: Educando para a Sustentabilidade Cultural e Ambiental e o Projeto Institucional: Comunidade de Leitores a Culminância Interna.

 

A Culminância Interna organizada em forma de Chá Literário teve como objetivo intensificar a participação dos pais e comunidade nas atividades escolares e divulgar o trabalho que foi desenvolvido no âmbito da leitura no decorrer do ano letivo.

VEJA AS FOTOS DESSE BELO EVENTO, CLICANDO AQUI!

 

O GRUPO DE DANÇA DA ESCOLA MARISSANTA GUARDIÕES DA AMAZÔNIA RECEBE CONVITE PARA SE APRESENTAR NA FEIRA DO LIVRO NA CIDADE DE PARAGOMINAS - PARÁ

O Grupo de Dança Guardiões da Amazônia, recebeu um convite para comparecer na Abertura XVI FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO -  1º SALÃO DO LIVRO DA REIGÃO DO CAMPIM no dia 08 de novembro de 2012, realizado no município de Paragominas - Pará.

 

O Grupo de Expressões Culturais Guardiões da Amazônia foi fundado no ano de 2009, com intuito de possibilitar a valorização e apreciação das manifestações expressivas, contribuindo diretamente para a formação do cidadão, pois aprender a dançar envolve além das atividades artísticas e estéticas, apreciar a arte e situar a produção social da arte em todas as épocas nas diversas culturas.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO GRUPO GUARDIÕES DA AMAZÔNIA NA FEIRA DO LIVRO EM PARAGOMINAS

 

A TURMA DO 3º ANO A DA PROFESSORA MARIA DAS DORES, PARTICIPA DE JOGOS QUE ENVOLVEM NÚMEROS ANTECESSOR E SUCESSOR

Para que os alunos do 3º Ano A, pudessem compreender melhor a sequência numérica do sistema de numeração decimal, perceber o numeral que vem antes (antecessor) e o numeral que vem depois (sucessor) e utilizar a soma e a subtração através dos mesmos, a professora Maria das Dores levou sua turma ao Laboratório de Informática para que seus educandos pudessem fazer uso do site www.estudamos.com.br, onde os alunos puderam realizar 5 atividades para auxiliá-los neste processo de construção do pensamento.

VEJAS AS FOTOS DOS ALUNOS CLICANDO AQUI!

 

A TURMA DO 5º ANO A DA PROFESSORA ALESSANDRA, PARTICIPA DE JOGOS DE FRAÇÃO

No dia 05 de novembro de 2011, a turma do 5º Ano A, que tem por regente da classe a professora Alessandra, utilizou os jogos do site ESCOLAGAMES, Dividindo a Pizza e também os Jogos de frações do site MARCIOFELIX2011.

 

A professora inicialmente realizou sua aula em sala e depois levou a sua classe de alunos ao laboratório de informática para que os mesmos pudessem jogar e fixar melhor o assunto.

PARA VER AS FOTOS DOS ALUNOS NOS JOGOS DE FRAÇÕES CLIQUE AQUI!

 

FOTOS DOS FORMANDOS 2012

ESCOLA M.F. MARISSANTA PASSARINHO


OUTUBRO

 

A TURMA DO 3º ANO "B" E "E" DA PROFESSORA ELINETE REALIZA VÁRIAS AÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO

A Escola Marissanta Passarinho está desenvolvendo um plano de ação para sanar as dificuldades ainda encontradas nas turmas de 3° ano. Sendo que as mesmas se encontram heterogêneas em relação aos níveis de aprendizagem. Este plano é uma proposta feita por coordenadoras e professores que fazem parte da Formação de Professor Alfabetizador do município de Ulianópolis. Procurando uma forma de melhorar o aprendizado, através de atividades diferenciadas, trabalhando o lúdico por meio de poesias, músicas e parlendas.

No último encontro elaborou-se outro cronograma para as semanas de trabalhos seguintes, de atividades diferenciadas.


Na primeira semana: Período 22/10 a 26/10/12 trabalhamos com Parlendas. A turma do 3° ano B e E da professora Elienete utilizou a parlenda do “Jacaré foi a cidade”. Por meio de um cartaz a professora estimulou a leitura e a escrita dos alunos, trabalhando o método contextualizado as outras disciplinas, aplicando atividades diferenciadas para cada nível.


Na segunda semana: Período de 29/10 a 01/11/12 teve como tema os meios de comunicação: trabalhamos poesia (O telefone e a televisão).

CLIQUE  AQUI E VEJA AS FOTOS DAS TURMAS DO 3º ANO "B" E O 3º ANO "E", PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES

 

MEIOS DE COMUNICAÇÃO


Os meios de comunicação são uma ferramenta imprescindível para o homem moderno, principalmente o advento da internet. Ao introduzir este assunto no currículo, o professor tem em mãos a possibilidade de fazer uma trajetória histórica dos recursos utilizados pelo homem no decorrer dos tempos para que houvesse comunicação uns com os outros.

 

O homem nunca se sentiu bem sozinho, houve sempre meios de está em contato com os outros.   A letra da música de "Pela Internet" de Gilberto Gil, vem  possibilitar trazer a atenção para os meios de comunicação, em especial, destaca os meios de comunicação que mais são usados hoje pelos jovens. Esta música ajuda introduzir e criar um ambiente de aprendizado e de novas possibilidades e debates sobre as maneiras disponíveis de se promover a comunicação, sem é claro deixar de mostrar que os meios de se comunicar tiveram mudanças no decorrer dos anos, mas que, apesar do tempo ainda são utilizados ainda hoje como: o rádio, o jornal escrito, a carta - muitas vezes substituídas pelo e-mails... Destacar o papel da internet (perigos e possibilidades - e a importância do uso consciente).

 

LISTA DE JOGOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO

JOGO DA MEMÓRIA

CRUZADINHA

PERGUNTAS SOBRE MEIOS DE COMUNICAÇÃO

LINHA DO TEMPO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

 

TURMA DO 3º ANO D, DA PROFESSORA CAROLINE APRENDENDO COM OS JOGOS EDUCATIVOS

Para oportunizar aos alunos um momento de aprendizagem e descontração a professora Caroline do 3º ano D, fez uso do laboratório de informática, no dia 16 de outubro, em específico a Internet para utilizar vários jogos pedagógicos de língua portuguesa e matemática, no intuito de ampliar os conhecimentos dos alunos.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DOS ALUNOS DA TURMA DO 3º ANO D

 

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA ESCOLA MARISSANTA VÃO A PRAIA COMEMORAR O DIA DO PROFESSOR EM ALTO ESTILO

Os Profissionais da Educação da Escola Marissanta se reuniram nos dias 12 e 13 de outubro na Praia de Salinópolis para comemorar o dia do professor.

Os mesmos tiveram momentos prazerosos com muita diversão e lazer, sem contar das comidas típicas que foram consumidas com muito sabor e deliciosidade.

Esse momento é muito importante para todos eles, pois a descontração entre os colegas tem sua contribuição para aproximá-los cada vez mais e também para que os mesmos possam relaxar e esquecer o stress e corre-corre do dia-a-dia do trabalho.

PARA VER AS FOTOS DO PASSEIO, CLIQUE AQUI!

 

ESCOLA MARISSANTA REALIZA A 6ª GINCANA EDUCATIVA


A Gincana educativa foi realizada no dia 11 de outubro de 2012 com os alunos da Escola Marissanta Passarinho com objetivo de desenvolver atividades que favorecem a aprendizagem dos alunos em relação a temática da escola.

PARA VER AS FOTOS DA GINCANCA, CLIQUE AQUI!

 

SEMED PROMOVE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MÊS DE OUTUBRO

Ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Wilson Zancaner, em 19 de outubro de 2012, uma capacitação voltada para os professores d3 1º, 2º e 3º Ano. O objetivo da SEMED é formar um grupo de professores alfabetizadores atuantes na rede de ensino do município e promover a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Esteve presente nesta formação as coordenadoras Lúcia e Silvana e as professoras Aparecida, Elinete, Caroline e Josileude da Escola Marissanta Passarinho.

 

Durante a formação os professores tiveram por interesse comum, analisar, comparar e refletir sobre os avanços alcançados nos níveis de linguagem e escrita, selecionar conteúdos para serem trabalhados de acordo com os níveis de aprendizagem dos alunos, bem como analisar o Plano de Ação executado e adequar os conteúdos e objetivos, de acordo com as necessidades apresentadas ao final da 1ª Etapa do Plano de Ação.

 

Ainda durante a formação foi realizado um momento literário e apresentando um texto para estudo sobre "Processos iniciais de leitura e escrita". Também foram confeccionados vários trabalhos juntos com os professores, os quais podem estar confeccionando em sala de aula para utilizar com os alunos, como:

  • Boliche sílabas e palavras;
  • Pescaria de letras;
  • Dominó de sílabas e palavras;
  • Quebra palavras;
  • Montagem de textos (textos fatiados);
  • Dados de sílabas p/ 1º ano;
  • Fichas de sílabas e palavras p/ 1º ano, entre outros.

VEJAS AS FOTOS DOS PROFESSORES DURANTE A FORMAÇÃO REALIZADA PELA SEMED

 

 A TURMA DE ACELERAÇÃO 2A PARTICIPOU DO JOGO DIREITO DA CRIANÇA

Em comemoração a semana da criança, a professora Maria Aparecida, da turma de Aceleração 2A, solicitou o uso do jogo Direito da Criança, no site do EscolaGames. Para que os alunos tenham conhecimento de seus direitos e deveres adquiridos.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DOS ALUNOS JOGANDO!

 

  PALCO DA LEITURA, A MAIS NOVA AÇÃO DO PROJETO COMUNIDADE DE LEITORES

No dia 02 de outubro de 2012, iniciou-se mais uma ação do Projeto Comunidade de Leitores, trata-se do Palco da Leitura que é uma estratégia de incentivo a leitura desenvolvida pela professora Angela  Leite responsável pela sala de leitura juntamente com professores, onde os alunos orientados pela professora procuram textos para realização de uma leitura para toda a turma.

Inicialmente a professora responsável faz uma demonstração de como pode ser realizada a leitura de um texto e a seguir cada aluno da turma, sendo um por vez, sobe no palco e lê o texto que escolheu. Os alunos são orientados a falar em voz alta, ter uma boa pronuncia, falar pontualmente e ter postura durante a realização da leitura, os demais que estão ouvindo, ao final da apresentação do colega fazem uma avaliação da leitura do mesmo de forma clara e objetiva para que o ele possa cada vez mais se aperfeiçoar, assim também fazendo com que o próximo a ler tente fazer uma boa leitura.

Em breve, segundo a professora Angela, os alunos poderão contar com um palco móvel, onde os alunos poderão se retirar da sala de leitura e partir para outros ambientes da escola e realizar a leitura de textos diversos, dramatizações etc.

VEJA AS FOTOS DOS ALUNOS NO PALCO DA LEITURA, CLICANDO AQUI!

 

  PROFESSORA MARIA DAS DORES DO 3º ANO A TRABALHA JOGO DO CALENDÁRIO COM OS ALUNOS

No intuito de ampliar as noções de tempo, a Professora Maria das Dores do 3º Ano A, solicitou o uso do Jogo Calendário Mágico, do site Escolagames no dia 02 de outubro de 2012.

 

No Jogo após responder a todas as perguntas, o aluno é levado ao ao passado para viver uma grande aventura, na época dos dinossauros. Além de estimular a concentração, é um jeito divertido de estimular a memorização de informações relacionadas a datas e calendários.

 

Assim a professora Maria das Dores juntamente com o professor Thiago do Laboratório de Informática puderam trabalhar o calendário de uma forma divertida e dinâmica.

CLIQUE E VEJA OS ALUNOS NO JOGO DO CALENDÁRIO MÁGICO


SETEMBRO

  PREFEITURA MUNICIPAL DE ULIANOPOLIS/SEMED INICIA AS OBRAS DE REFORMA E AMPLIANÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA DA ESCOLA MARISSANTA

Há muitos dias estava previsto a reforma da quadra poliesportica da Escola Marissanta, para atender os alunos com maior satisfação e qualidade, agora já e fato, as obras que começaram em meados de setembro de 2012, estão avançando e em novembro os alunos já poderão usurfruir de um dos seus mais alegres divertimentos e aprendizagem que é na prática de esportes.

A Quadra terá o piso reformado, a construção de uma arquibancada coberta e mureta com alambrado, com investimentos de R$ 120.000,00 (Cento e vinte mil reais).

Esta parceria entre a Prefeitura Municipal de Ulianópolis/SEMED/Escola, só demonstra o incentivo cada vez maior por parte dos gestores que desejam e anceiam um ensino 100% de qualidade para todos os alunos.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS PREMILINARES DA REFORMA DA QUADRA 

 

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

DE 24 A 28 DE SETEMBRO

O trânsito é a movimentação das pessoas nas ruas das cidades ou mesmo pelas estradas. Essa movimentação pode ser feita a pé, de bicicleta, carro, ônibus, etc.

 

Com o aumento da população, o governo – responsável pela organização das cidades – teve que criar formas de evitar acidentes e deixar o trânsito com boas condições de funcionamento.

 

Foram criadas as leis de trânsito, os sinais de identificação utilizados no mesmo, como faixa de pedestre, local para se atravessar as ruas; semáforo, placas indicativas de velocidade, placas de ruas, etc., os quais as pessoas devem respeitar, tanto motoristas quanto pedestres.

 

Os semáforos possuem sinais luminosos, de cores diferentes.

O funcionamento dos semáforos acontece na ordem verde, amarelo e vermelho, repetindo-se a todo instante. No verde o motorista pode passar livremente. No amarelo deve ter mais atenção, pois é um aviso que o sinal ficará vermelho. O sinal vermelho significa que o motorista não pode passar, tendo que esperar ficar verde de novo.

Existe também o semáforo para os pedestres que têm uma figura de um homenzinho nas cores vermelho – indicando que o pedestre deve ficar parado e na cor verde – indicando o momento que o pedestre pode atravessar.

Sinal para pedestre

 

Muitos pedestres não respeitam essas leis, atravessando as ruas em lugares que não possuem as faixas de pedestre ou mesmo os semáforos, atravessando em lugares de grande movimentação dos veículos. Isso é errado, pois pode causar atropelamentos em razão da falta de sinalização e do motorista não estar muito atento.

Guarda organizando o trânsito

 

Os guardas de trânsito também auxiliam na organização do mesmo. Eles fazem a sinalização em locais que não tem semáforos ou fiscalizam lugares de grande movimento.

 

Algumas atitudes ajudam a evitar acidentes como:
- atravessar as ruas na faixa de pedestre,
- utilizar as passarelas próprias para os pedestres,
- não colocar cabeça ou braços para fora dos veículos,
- usar cinto de segurança,
- só atravessar a rua com o sinal aberto para o pedestre,
- não brincar nas proximidades das ruas,
- só andar pelas calçadas,
- não dirigir com excesso de velocidade,
- respeitar as placas de sinalização e os sinais,
- não dirigir após ingerir bebida alcoólica, etc.

 

QUER APRENDER MAIS SOBRE O TRÂNSITO? ENTÃO APROVEITE OS NOSSOS JOGOS CLICACANDO AQUI, UMA MANEIRA SIMPLES E ENGRAÇADA DE APRENDER E SE DIVERTIR!

 

DIA DA ÁRVORE - 21 DE SETEMBRO


Você tem alguma amiga árvore? Se a resposta for sim dê a ela um forte abraço no dia 21 de setembro porque é o dia dela. Agora, se você não tem nenhuma amiga árvore não tem problema, você pode abraçá-la mesmo assim. As árvores são legais e simpáticas e não são de recusar carinhos nem cuidados, embora a gente esqueça o quanto elas precisam de carinho e de cuidados.

 

Você sabia que pode cuidar de uma árvore? E de duas? E de três? E de mil? Pode sim. Você pode cuidar dela se nunca esquecer que ela é um ser vivo como nós, que luta para sobreviver porque gosta muito da vida. Uma forma de ajudá-las é preservá-las e a preservação começa com o conhecimento e o respeito.

E respeitar uma árvore é garantir nossa própria existência. Ela protege a terra com suas raízes sabia? E ainda nos aconchega em sua sombra, mantém o ar úmido e produz oxigênio para todos os seres da natureza. Isso sem contar os frutos deliciosos e suas propriedades terapêuticas.

 

Agora você entende por que toda vez que destroem uma árvore estão ameaçando nosso futuro não entende? A gente tem que lutar pela preservação da natureza, das árvores, dos animais porque lutar por eles é lutar pela vida. Faça sua parte respeitando a natureza e passe para frente o que aprendeu aqui hoje: quem ama a vida, protege a natureza.

 

E não esqueça de cuidar das árvores que estão perto da sua casa, na praça mais próxima, na escola, no sítio, na praia, na casa da vovó... Se você não souber muito bem como cuidar delas é só procurar alguém que saiba. Na sua escola com certeza vão saber ensinar você.

 

E quando puder peça para a mamãe ou para o papai ensinarem você a plantar uma árvore bem bonita e saia falando para todo mundo que você plantou a árvore mais linda do mundo e que ela vai ajudar a salvar o planeta. Essa fofoca é verdade e é boa de espalhar.

 

MAS POR QUE DIA 21 DE SETEMBRO?

O dia da árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.

Agora que você já percebeu como as árvores são importantes para os demais seres vivos e para o planeta, vamos conhecer alguns riscos que nossas amigas estão correndo para refletir como podemos ajudá-las...

  • Desmatamento e queimadas
  • Plantar uma árvore: uma ação simples que pode gerar muitos frutos para o planeta!
  • Conheça as principais árvores encontradas no Brasil

 

Curiosidades

A árvore mais antiga do Brasil é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo.

(fonte: http://www.eloambiental.org.br/blog/?p=38)

 

CLIQUE AQUI PARA JOGAR O JOGO DA ÁRVORE

 

ALUNOS DA TURMA DAS PROFESSORAS CAROLINE E MARIA DAS DORES REALIZAM ATIVIDADES EDUCACIONAIS COM FORMAÇÃO DE SÍLABAS PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS

Ocorreu no dia 10 de setembro de 2012, uma atividade desenvolvida no Laboratório de Informática na responsabilidade do professor Thiago Chaves, na qual consistia em utilizar jogos pedagógicos que fomentasse o aprendizado dos educandos, na busca de melhores resultados na disciplina de lingua portuguesa.

 

Os alunos das professoras Caroline e Maria das Dores realizaram todas as atividades e o que para elas era uma diversão, para os professores era mais uma forma de ensinar os conteúdos de forma lúdica e prazerosa.

 

O jogo utilizado nesta ocasião foi os de sílabas do site www.smartkids.com.br no qual os alunos tinham sílabas variadas para relacionar a imagem dos objetos. Um jogo bem interessante e inovador que pode servir tanto para que o aluno reconheça algumas sílabas e compará-las com as imagens quanto para que ele aperfeiçoe seus conhecimentos já adquiridos em sala de aula.

CLIQUE E VEJA AS FOTOS DOS ALUNOS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 

ESCOLA MARISSANTA PARTICIPA DO DESFILE ESCOLAR DE 2012, COM GRANDES ATRAÇÕES PARA A COMUNIDADE DE ULIANÓPOLIS

Neste ano de 2012, a Escola Marissanta participou do Desfile Escolar, trazendo o tema: Educando para a sustentabilidade cultural e ambiental, atendendo o número de 839 alunos desde o 3º ano a 8ª série, 3ª e 4ª Etapa da EJA. Com um quadro de 61 funcionários, esta escola trabalhou incessantemente para trazer ao público uma apresentação de qualidade. Com o Ideb do Ensino Fundamental menor de 5.0 e o do Ensino Fundamental Maior de 4.9. Acima da média projetada para o ano de 2011-2012 em 28%, a escola sente-se honrada em fazer parte do compromisso pela educação de qualidade em nosso munícipio, buscando melhorar seus índices cada vez mais.


A Escola Marissanta apresentou sua faixa com os alunos Denilson Santana e Daniel Santana, seguidos dos alunos Leonardo Kedson e Tainara Reis apresentando o escudo da escola. A seguir teve a belíssima apresentação do pelotão de 60 alunos trajando as cores do uniforme escolar, tendo como adereços sombrinhas que simbolizavam transtornos climáticos sobre a direção da professora Josileia e João de Brito Júnior.


Adiante o pelotão de Portas Bandeiras compostas de 5 alunas, sobre o comando da professora Rute de Kácia Pires, entre elas: Thaina conduzindo a bandeira do Brasil, Geovana com a Bandeira do Pará acompanhadas da Guardiã Inaer de Carvalho e a bandeira do município sendo conduzida pela aluna Thuane acompanhada de sua Guardiã Brenda Ferreira.


Após, é apresentado ao público a banda FAN MAP, composta de 42 alunos, sob a responsabilidade do regente Arkiel Arquires, a professora Laydyane e Sabrina e a coreógrafa Ketelen. Dando continuidade veio o Pelotão Valores e Atitudes: uma busca constante para uma sociedade justa e fraterna, composta por 40 alunos sob organização dos professores, Cleide, Marca Leane, Vilma Aparecida, Thiago Chaves e Wilson.


A seguir o pelotão Não existe saber maior ou saber menor: existe saberes diferentes, este pelotão de 13 alunos com necessidade educacionais especiais, trazendo criatividade e carisma, emocionando a toda a comunidade ulianopolense, o mesmo estava sob responsabilidade das professoras, Socorro, Marilurdes e Josileude. Mais adiante tivemos o pelotão: Ulianópolis Munícipio Verde Colaborando para a Sustentabilidade, com participação de 23 alunos, trazendo o mapa do município com imagens das principais produções de Ulianópolis, na direção das professoras, Caroline, Joana Dark e Maria Coelho.


Depois temos o pelotão: Literatura Infantil e Infanto Juvenil, apresentando a comunidade o projeto comunidade de leitores, que tem como objetivo o incentivo a leitura, composto de 35 alunos homenageando grandes autores da literatura brasileira como: Monteiro Lobato, Mauricio de Souza e José de Alencar. Este pelotão esteve sobre a responsabilidade dos professores, Elinete, Rainan, Cristina, Joana D’arc, Levítico, Angela e Alessandra.


Após está o pelotão: Conhecendo e Respeitando a Cultura do Nosso Povo, com a participação de 26 alunos do ensino fundamental e da EJA, apresentando o tambor de crioula, uma manifestação maranhense de origem afrodescendente, sob organização dos professores, Lúcia, João Ramos e Ana Lúcia. A seguir o pelotão Escola e Família: Parceria Essencial para um ensino de qualidade, composto por 20 pais de alunos de nossa escola, sendo esta uma parceria essencial para um ensino que venha proporcionar maiores qualidades, sobre a responsabilidade da Vice-diretora Edileuza e da Coordenadora Sônia.


Para encerrar a Escola Marissanta Apresenta o pelotão dos funcionários compromissados em realizar um trabalho de excelência que contribui com a educação de qualidade que temos hoje em nosso munícipio.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO DESFILE ESCOLAR DE 2012

 

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil!

Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.

Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.

No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".

Com esse ato, D.Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.
D.Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.

No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.

D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

Clique aqui para ver o Hino da Independência

 

DEPOIS QUE TERMINAR VEJA O JOGUINHO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A INDEPÊNDENCIA DO BRASIL, CLICANDO AQUI!


AGOSTO

  DIVERSÃO, DESCONTRAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DINÂMICA DO TORTA NA CARA

A turma do 5º ano C, participou de uma aula lúdica com a brincadeira do torta na cara que foi organizado pela a professora Laydyanne de Paula, no dia 28 de agosto do ano de 2012. O objetivo era trabalhar com a tabuada de multiplicação de uma forma lúdica e diferenciada. Na entrevista a professora Laydyanne, pergutamos se objetivo tinha sido alcançado e ela respondeu:
"O resultado foi satisfatório pois os alunos estudaram as tarefas previamente relacionadas à tabuada, facilitando assim a resolução de problemas em sala de aula, pois uma das problemáticas era que os mesmos apresentvam dificudades ao resolver problemas simples por não terem o domínio da tabuada".

CLIQUE AQUI PARA VER TODA A DIVERSÃO DA TURMA DO 5º ANO C, DURANTE A BRINCADEIRA DO TORTA NA CARA

 

COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS


Com o ojetivo de fortelecer a intergação entre escola e a família e valorizar o pai como elemento essencial para família a Escola Marissanta Passarinho realizou no dia 10 de agosto de 2012, uma grande comemoração em homenagem ao dia dos pais.

 

A comemoração do dia dos pais contou com a realização de um momento espiritual seguido de uma Palestra realizada pelo Professor Levítico que trouxe uma reflexão sobre o que é ser um verdadeiro pai, o qual emocionou com suas palavras o público em geral que o assistiu em sua desenvoltura. Houve também a apresentação de vídeos feitos pelas turmas de alunos da escola para homenagear os pais que se fizeram presentes. Após a palestra os pais puderam se deliciar com um saboroso jantar preparado especialmente para todos eles.

 

O evento contou também com a participação de vários funcionários da própria escola, os quais se dispuseram a fazer da ocasião um momento muito gratificante para todos os pais de alunos da escola. 

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO DIA DOS PAIS


JUNHO

ALUNOS MONITORES DE INFORMÁTICA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO DE APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA

Com o objetivo de melhorar a qualidade de transmissão de conteúdo realizado pelos alunos monitores aos demais alunos, os mesmos tiveram uma capacitação no dia 27 de junho de 2012, utilizando recursos do BrOffice (o pacote de aplicativos do Linux), especificamente sobre Apresentação Eletrônica com slides.

 

Na prática os alunos fizeram apresentações com temas relacionados ao RIO + 20 a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), assunto muito discutido na época. Os monitores relacionaram o local onde ocorreria o evento, os assuntos que seriam tratados e os avanços obtidos em relação ao RIO 92.

 

Com a criação de apresentações eletrônicas os alunos monitores também perceberam como fazer e apresentar trabalhos escolares em Slides tornando o uso da ferramenta útil para o ensino e aprendizagem.

CLIQUE AQUI E VEJA OS MONITORES DURANTE A APRESENTAÇÃO DOS SLIDES NA CAPACITAÇÃO

 

PROFESSORAS DO 4º ANO FAZEM USO DO WRITER (PROCESSADOR DE TEXTO) PARA TRABALHAR ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA

Com a parceria do Laboratório de Informática as Professora Laydyanne da turma do 4º Ano B e a professora Cleide do 4º Ano A, fizeram uso do programa Writer, que é um processador de texto, do pacote BrOffice. Na prática os alunos puderam fazer algumas produções de textos pequenos e também modificá-los utilizando os recursos de formatação como fonte, tamanho da fonte, cor da fonte etc.
O Objetivo é uma aula interdisciplinar entre informática e a língua portuguesa, pois os alunos podem aprender utilizar o programa ao mesmo tempo em que produzem textos diversos, sendo orientados sobre ortografia e gramática, assim os educandos vão aos poucos se familiarizando com os recursos tecnológicos na media que adquirem outros conhecimentos.
Eles ficaram muito felizes por utilizarem diversos recursos que ainda não conheciam, e observaram vários erros quando aparecia na tela linhas onduladas de cor vermelha abaixo das palavras digitadas incorretamente.

PARA VER AS FOTOS DOS ALUNOS, CLIQUE AQUI!

 

ESCOLA MARISSANTA POR MEIO DO PROJETO COMUNIDADE

DE LEITORES ORGANIZOU O CHÁ LITERÁRIO COM A PRESENÇA

DOS PAIS DE ALUNOS

A Escola Marissanta Passarinho por meio do Projeto Comunidade de Leitores promoveu no dia 22 de junho de 2012, um evento sublime e inovador que contou com a presença de pais de alunos e comunidade escolar.


O "Chá Literário" foi um evento de cunho educativo que apresentou ao público a síntese de algumas ações literárias que ocorreram durante o 1º semestre, como Poemas de Vinicius de Moraes, Elias José e Gonçalves Dias. Dramatizações baseadas nas obras de Monteiro Lobato e José de Alencar, realizadas pelos alunos de 3º ao 5º ano, 7ª e 8ª série e EJA 4ª Etapa, formando uma verdadeira equipe de teatro na escola.


O objetivo dessa ação inovadora foi de proporcionar aos pais momentos de leitura e acesso a obras literárias nacionais e universais que fazem parte do patrimônio brasileiro.


O evento organizado pela gestão, coordenação, professores e equipe de apoio teve muita alegria e descontração que ficaram por conta das apresentações e ainda foi contemplado com uma variedade de chás. A aceitação dos pais foi de grande importância sendo perceptível no rosto de cada um o entusiasmo em ter participado de um evento tão educativo e prazeroso proporcionado pela escola, que pretende alargar sua parceria com os pais e estreitar cada vez mais as distancias entre escola e comunidade. 

VEJA AS FOTOS DO CHÁ LITERÁRIO, CLICANDO AQUI!

 

GRUPO (RE)CICLO DE CINEMA REALIZA PALESTRA NA ESCOLA MARISSANTA PASSARINHO

O Grupo (Re)ciclo de Cinema realizou no dia 13 de junho do corrente ano, em nossa escola uma palestra recheada de informações sobre o cuidado e preservação do meio ambiente.


Entre as informações que foram divulgadas pelo grupo, consta que o Brasil é o maior produtor de alumínio e o 3º maior reciclador desse metal. O grupo (Re)ciclo também deu várias orientações de como ganhar dinheiro com o lixo que é produzido pelos seres humanos, contribuindo assim com o meio ambiente e a sustentabilidade. Observou-se também que 92% dos municípios brasileiros não tem sala de cinema e 60% dos jovens nunca assistiram cinema, por isso este grupo traz há várias cidades o cinema móvel, por meio de caminhões com telas grandes, mostrando filmes muito interessantes com temas variados.


Durante a palestra os alunos observaram os vários tipos de reciclagem, entre eles: reciclagem do aço, alumínio, papel, plático e reciclagem de embalagens longa vida entre outras.


Mas o que é reciclagem?
A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados, e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis, e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incineração.


O que é desenvolvimento sustentável?
É um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental


O que fazer para ajudar a reciclar?
Reciclar é sinônimo de ajuda a natureza. Com a reciclagem de papeis, por exemplo, evitamos que muitas árvores sejam cortadas desnecessariamente. Para se ter uma ideia 50 kg de papel equivalem a uma árvore e 100 kg de alumínio reciclados, equivale a 5.000 kg de minério de bauxita que deixam de ser retirados da natureza.
PARA VER AS FOTOS DA PALESTRA, CLIQUE AQUI!

 

ESCOLA MARISSANTA REALIZA PASSSEATA NO DIA DO MEIO AMBIENTE


No dia 05 de junho comemora-se no Brasil o dia do meio ambiente, data muito importante por se tratar de um tema polêmico para todo o planeta terra.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Por esse motivo, a Escola Marissanta Passarinho realizou nessa data uma Passeata Ecológica com todos os alunos, professores e corpo de apoio onde os mesmos saíram ao encontro dos moradores próximos da escola para entregar mudas de árvores frutíferas que foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Os alunos juntamente com os professores também confeccionaram cartazes com frases, versos, poemas, cantigas e paródias relacionadas a preservação do meio ambiente, que foram lidas ao longo do percurso realizado, desde o entorno da escola até a Praça do Mercado Municipal de Ulianópolis.
CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DA PASSEATA ECOLÓGICA

 

EQUIPE DA ESCOLA MARISSANTA PASSARINHO ORGANIZA FESTA JUNINA PARA TODA A COMUNIDADE

No dia 02 de junho de 2012, aconteceu mais uma edição do tão esperado Arraiá Arrasta Pé, organizado pela equipe da Escola Marissanta Passarinho, o mesmo faz parte do rol de ações que está sendo realizado durante o ano para incentivar a participação da comunidade na escola.


O público, como já era de se esperar, fez do evento um sucesso, com a participação em massa dos pais dos alunos, amigos da escola empresários e pessoas ligadas ao poder público municipal. Durante o arraial houve muitas atrações que encantaram e fizeram a alegria daqueles que amam uma festa junina. “Êta negoço bão sô!”


A animação ficou por conta da Escola Marissanta com a Dança Contemporânea, o Grupo de Dança Guardiões da Amazônia e Quadrilha Chapéu de Palha, também esteve presente o Instituto Dom Quixote com seus dançarinos, a Quadrilha Moderna Arrasta Pé do Bairro Resende I e o Grupo de Dança The Leadrs. Com todas essas atrações o resultado não podia ser outro, foi realmente um show.


“Parabenizamos a todos os participantes que contribuíram para o abrilhantamento de nossa Festa”, comentou a equipe da escola Marissanta Passarinho.
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DO ARRAIAL!


MAIO

ESCOLA MARISSANTA REALIZA MAIS UMA COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES COM GRANDE ESTILO

O dia das mães é um momento muito especial, sempre comemorado no segundo domingo de maio por todo o Brasil desde 1932, por meio de um decreto assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, desde então muitas mensagens, poemas, declarações de amor a mãe, comes e bebes variadíssimos, tudo que as mães merecessem e muito mais são realizados.


Na escola Marissanta as mães também são tratadas com todo carinho e respeito, pois sem a base familiar a escola não tem as forças suficientes para transmitir um ensino de qualidade e com eficácia, por isso, a escola organizou uma grande festa com a presença de muitas mães com direito a brincadeiras diversas, brindes e muita folia, pois o objetivo da escola é de promover a integração da escola e família, valorizar a mãe enquanto bem precioso e desenvolver atividades interdisciplinares com o tema mãe.


O evento foi realizado no dia 11 de maio de 2012, com inicio as 10:00 horas da manhã com a abertura realizada pela Diretora Antonia Joseane Martins da Silva, que parabenizou as mães pela data especial e a seguir passou o microfone ao Diácono Thiago Chaves da Assembléia de Deus, o qual ministrou uma rápida palavra baseada no livro de Lucas capítulo 2, versículos de 41 a 52, que relatava sobre “a procura de Jesus por seus pais enquanto ele ministrava no templo”, e trouxe um hino do bispo Marcelo Crivella     com o título: Mãe a gente se liga. Após houve sorteio de brindes e algumas brincadeiras.


Houve o concurso de Dança organizado pelas professoras Laydyane e Leude, o desfile das mães organizado pelas professoras Socorro e Ana Lúcia, o Karaoque, organizado pelas professoras Maria das Dores e Cristina, Cadeira premiada na direção das professoras Sabrina e Cleide, Estoura balão na direção da professora Alzira Caroline e Alessandra, um Bingo organizado pelos professores Uashington e João Ramos e os sorteios ficaram sob o comando da professora Ângela e o professor Levítico.
Após um bom almoço com sorvete de sobremesa e a entrega de lembranças para todas as mães que se fizeram presente.


Os agradecimentos foram para os patrocinadores que muito contribuíram para o acontecimento da festa: SEMED, Farmácia Fênix, Maria Luisa Acessórios, S&B Malhas e para todos os funcionários da Escola Marissanta Passarinho que se empenharam grandemente durante toda a organização do evento.
PARA VER AS FOTOS DO DIAS DAS MÃES, CLIQUE AQUI!

 


ABRIL

ESCOLA MARISSANTA PROMOVE AÇÃO DO PROJETO COMUNIDADE DE LEITORES NA PRAÇA DO MERCADO MUNICIPAL DE ULIANÓPOLIS

No dia 18 de abril de 2012, aconteceu um evento na Praça do Mercado Municipal, organizado pela equipe da Escola Marissanta Passarinho, se tratava da comemoração do Dia Nacional do Livro e o nascimento do grande escritor brasileiro Monteiro Lobato. Por meio deste evento a escola teve a pretensão de apresentar ao público geral o Projeto Comunidade de Leitores, que tem por objetivo Incentivar o hábito da leitura dentro e fora do ambiente escolar.


Durante o evento tivemos a presença de muitas crianças que se divertiram bastante lendo vários livros, bem como, pais, professores, comunidade local e não podemos deixar de fazer notória a presença da equipe da Secretaria Municipal de Educação, Coordenador Geral Aurelino Gomes, Coordenadora Geral de Ensino Ildis Suely, Coordenadora Geral de 5ª a 8ª Laodicéia, Coordenador Geral de Projetos e da EJA Francisco Teixeira, Coordenadora do PDE Sandra Barroso, Coordenadora de Aceleração Luciana da Silva, Coordenadora de Estatísticas Aparecida, bem como a presença dos Diretores, Valdecir da Escola Alvorada, Kátia Maria da Escola São Rafael, Iracir da Escola Ana Bergamin Uliana; também estiveram no evento às empresárias, Laís da Lá e Léo e a Lindacir do Açougue Garrote de Ouro.

 

Todos visitaram os stands e se deliciaram com várias apresentações de palco baseadas nos contos brasileiros como: A formiguinha e a neve, a história da dona Baratinha ambas do autor João de Barro (Braguinha) e um jogral com os personagens do sítio do pica-pau amarelo.


Também esteve presente o Diretor do Departamento Municipal de trânsito Manoel Batista juntamente com sua equipe, a qual, muito colaborou com o evento dando suporte na área da Praça do Mercado para manter toda a segurança no trafego de pedestres e veículos.
Parabéns aos professores e toda equipe pelo organização deste evento que chamou atenção de todo o público, aos convidados e a todos que contribuiram direta e indiretamente para a realização do evento.
Os repórteres de que estavam no local, Vanderson e Wesley, fizeram entrevistas com alguns dos visitantes. Veja a seguir:


_ Wesley: O que você achou do evento:
_ Coordenador Francisco: A escola está de parabéns, o trabalho desenvolvido aqui é muito bom.
_ Vanderson: Coordenadora Sandra, o que você tem a acrescentar sobre este evento?
_ Coordenadora Sandra: O evento está muito bom, o desenvolvimento das crianças está bom também, e esse dia é muito especial para a nossa leitura.
_ Wesley pergunta aos Guardas de Trânsito: E vocês o que estão achando do Projeto Comunidade de Leitores?
_ Guardas Municipais: Este trabalho é muito importante para o desenvolvimento da leitura das crianças, adolescentes, jovens e adultos, porque todos precisamos adquirir o hábito de ler.
CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS, DA AÇÃO DO PROJETO COMUNIDADE DE LEITORES REALIZADA NA PRAÇA DO MERCADO MUNICIPAL

 

EQUIPE DA ESCOLA MARISSANTA REALIZAM CONFRATERNIZAÇÃO EM COMEMORAÇÃO A PÁSCOA

No dia 04 de abril de 2012, toda a equipe da Escola Marissanta esteve reunida no Auditório Suely Xavier Soares, para confraternizarem o momento da páscoa. Como já é tradição todos os anos, há uma grande troca de cestas acompanhada de um grande coquetel.


O momento espiritual ficou aos cuidados do Diácono da Assembléia de Deus Thiago Chaves e a Irmã Edileusa, ele trouxe a leitura da bíblia no livro de Colossenses, capítulo 3 e versículos de 1 a 15, com o tema principal “portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus”. E ela apresentou dois vídeos com os títulos “O Homem, o Filho e o Trem” e o outro vídeo foi o de “Leonardo Gonçalves - Getsêmani” cujos links podem ser encontrando clicando no título de cada vídeo.


Após o momento espiritual, foi dado início as trocas de cestas de chocolate entre os servidores da escola Marissanta Passarinho, que após foi concluída com um grandioso coquetel no qual todos entusiasmados se divertiram muito e congratularam o momento sublime da páscoa em homenagem a ressurreição de cristo, ao amor, a fraternidade, a esperança, generosidade, amizade, etc.
CLIQUE AQUI, PARA VER AS FOTOS DA COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA ENTRE OS SERVIDORES

 

ESCOLA MARISSANTA REALIZA SEMANA DE COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA COM TODOS OS ALUNOS

A Páscoa é para os cristãos, a festa que se revive a fé, o acontecimento chave do cristianismo: a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por sua importância os Cristãos procuram reviver o espírito da Páscoa, portanto a idéia central é que possamos estar revivendo o amor, a solidariedade, humildade e perdão para que esses sentimentos possam ser desenvolvidos não somente no período pascoal, mas fortalecido em todo ano letivo.

Nesse sentido a Escola Marissanta Passarinho na Gestão da Ilm.ª Antonia Joseane, realizou em conjunto com toda equipe escolar várias ações com o objetivo de que os alunos compreendessem o verdadeiro significado da Páscoa, Desenvolvessem o espírito da Páscoa revivendo o amor e o perdão, Promovessem a conscientização sobre a influência do comércio sobre a Páscoa, Fortalecessem a integração e a socialização entre alunos e funcionários da escola. Na quinta-feira (29/03), houve explanação sobre a páscoa e confecção de cartazes realizada pelos professores e alunos. Na sexta-feira (30/03) houve confecção de lembrancinhas em todas as salas de aula. Na segunda-feira (02/04), Os alunos assistiram a um filme que retratava a vida, morte e ressurreição de Cristo. Na terça-feira (03/04) houve uma palestra sobre Valores e Atitudes realizada pela coordenadora de 1º ao 5º ano Silvana Matos, a conclusão desta semana festiva ocorreu na quarta-feira dia 04 de abril de 2012, quando as turmas de alunos fizeram várias apresentações.

O evento final iniciou-se as 08:00 horas da manhã, onde todos os alunos estiveram reunidos no Auditório da Escola Marissanta. A animação ficou por conta das apresentações que foram ocorrendo: a 1ª apresentação foi a do 3º Ano, com o tema: Entrada de Jesus em Jerusalém, na responsabilidade da professora Maria das Dores; a 2ª apresentação foi do 4º Ano, sobre: A Ceia, realizada em forma de jogral, na responsabilidade da professora Cleide; a 3ª apresentação foi a do 5º Ano, que trouxe o tema: A traição e Morte de Jesus, na direção da professora Sabrina e a 4ª e última apresentação foi realizada pelas turmas de CAA I e II, trazendo o tema: Ressurreição de Jesus, na responsabilidade das professoras Lúcia e Maria Coelho.

Com muita alegria e salva de palmas as apresentações foram aplaudidas e ficaram gravadas na mente de cada aluno que muito se emocionou e percebeu a importância desse momento para fortalecer os laços de amor, fraternidade, espiritualidade e reflexão.
VEJA AS FOTOS DA COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA COM OS ALUNOS, CLICANDO AQUI


MARÇO

 

EDUCADORES DA ESCOLA MARISSANTA PARTICIPAM DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

No dia 30 de março de 2012, os professores de 1º ao 3º ano e os coordenadores de 1º ao 5º ano da Escola Marissanta Passarinho, bem como os professores e coordenadores da rede municipal de ensino de Ulianópolis, participaram de uma capacitação para Professores Alfabetizadores, oferecida pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação), organizado pela equipe de Coordenação Geral de Ensino da mesma.


As ações para formação continuada de professores no Brasil intensificaram-se a partir da década de 1980 (SEF, 1999). No entanto, só na década de 1990, a formação continuada passou a ser considerada como uma das estratégias fundamentais para o processo de construção de um novo perfil profissional do professor (NÓVOA, 1991; ESTRELA, 1997; GATTI, 1997; VEIGA, 1998).


Segundo Paulo Freire (1997, p. 20) a educação é permanente não por que certa linha ideológica ou certa posição política ou certo interesse econômico o exijam. A educação é permanente na razão, de um lado, da finitude do ser humano, de outro, da consciência que ele tem de finitude. Mas ainda, pelo falto de, ao longo da história, ter incorporado à sua natureza não apenas saber que vivia, mas saber que sabia e, assim, saber que podia saber mais. A educação e a formação permanente se fundam aí.


A próxima formação continuada para alfabetizadores será no dia 27 de abril, e outras serão realizadas ao final de cada mês, durante todo o ano de 2012. Percebe-se que a valorização de profissionais não está somente nos aumentos de salário, mas também no incentivo a capacitação e desenvolvimento dos profissionais que fazem do ensino cada vez mais de qualidade.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES